Um passeio na Biblioteca Pública

Biblioteca Pública de Porto Alegre (muitos anos atrás)

Uma vida vivendo em Porto Alegre e nunca dei um passeio na Biblioteca Pública. Pelo menos não que eu tenha lembrado. Posso ter ido com a escola de repente, na quarta série fizemos vários passeios pelo centro histórico. Em todo caso é diferente ir porque quero. O que me faz lembrar que essa mesma professora da quarta série me disse certa vez que eu não tinha iniciativa. Bem profe, levou uns 20 anos, mas chegou minha iniciativa e agora fui até lá porque quis.

Biblioteca Pública hoje: cercada de prédios modernos…
https://amzn.to/3L4bPlY

Na chegada

Entrando a moça me ofereceu de cara uma visita me explicando o que tinha em cada área, me poupando de ter que perguntar.

Achei o prédio lindo por dentro. Não se fazem mais prédios lindos e cheios de detalhes e pinturas nas paredes como esse.

Em Busca do Tempo Perdido

Havia um boneco do escritor Marcel Proust e numa mesa todos os livros “Em busca do tempo perdido” do mesmo.

Machado de Assis

Adiante tinha uma exposição do Machado de Assis com um grande painel da linha do tempo de sua vida em paralelo com acontecimentos importantes do Brasil que fez sentir toda a ignorância que há em mim!

Expostas também as primeiras edições de seus livros e alguns objetos como notas de dinheiro, cachimbos, charutos que representavam o que cercava o mundo de Machado em seu tempo.

Numa outra sala recriaram a biblioteca de Machado com livros que provavelmente ele teve acesso e que formaram seu modo próprio de escrita.

Tinha um exemplar da Divina Comédia lindo e gigante!

Exposição Egípcia e Gibiteca

Também tinha uma exposição egípcia, em algum lugar, mas não encontrei porque tudo que vi foi uma estátua da Esfinge…

Uma sessão gigante de gibis e mangás também estava lá.

Revitalização

No andar de cima um pessoal revitalizava pinturas na parede.

Como é importante isso! Acho uma pena quando uma cidade não valoriza seus prédios históricos. Que perda cultural! Há meses atrás estive em Bagé e foi bem essa a sensação que tive, de uma cidade com lindos prédios históricos jogados as traças e que ficavam perdidos no meio de muitas construções modernas de extremo mal gosto.

Quando vi fotos antigas do nosso centro nem acreditei quão lindo ele era. Porque tiraram os bondes? Quando estive em Lisboa uma das atrações era andar de bonde.

Acima coloquei as imagens da Biblioteca Pública antes e como está agora. Que decadência né? Com certeza essas imagens refletem outros problemas que vivemos hoje, como a depredação pública que vemos com pichações…

Enfim, se você já visitou algum lugar legal histórico deixe a recomendação aqui!

Leia também sobre meus passeios em sebos

Autor

  • Suzana Sant'Anna

    Sou youtuber do canal Lendo enquanto há tempo. Gosto de recomendar aquilo que estou lendo. Gosto de organização e outros temas da vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *