Sebos

Eu amo sebos! Na verdade amo tudo que é relacionado a livros. Gosto muito de comprar pela internet (não deixe de conferir os links da Amazon que deixo por aí), curto de mais entrar numa livraria e curtir as capas lindas e novinhas de clássicos em novas edições. Mas devo distinguir: o sebo para mim é uma experiência única!!

Um dia maravilhoso para mim é o seguinte:

Coloco uma roupa que gosto, pego minha bolsa estilo ecobag que já imagino cheia de livros, vou para o centro de Porto Alegre e lá vou passando de sebo em sebo, com uma lista de livros e aberta para o que aparecer na frente. Depois planejo que almoço farei. Pode ser num restaurante que está lá desde os anos 50, aí o passeio estilo “viagem no tempo” está completo! Se eu fizer isso sozinha, melhor! Para ver os livros que queremos precisamos de tempo, sem ninguém com pressa de ir embora, pois estraga toda a magia.

Ao entrar no sebo já tenho essa sensação de que ali o tempo não passa. Os livros são antigos, a loja é cheia de antiguidades, DVDs, CDs, discos, o cheiro de coisa velha que faz mal para meu nariz, posters dos anos 90 ou 2000. Só alegria!

Na última vez que sai, dei de cara com a estante do Erico Veríssimo, e eu estava procurando o livro “Solo de Clarineta” volume I. Quando achei o livro, que estava R$ 20,00 me senti felizarda, porque pela Amazon estava caro e sem prazo de entrega. Nesse mesmo momento o dono da loja, um senhor falador e faceiro, veio rápido me falar da velocidade com que havia devorado o livro e do tempo em que passeava pela Livraria do Globo, onde Érico trabalhou. Achei sensacional, até a conversa era memória do que passou. Um museu vivo e ativo.

A magia do sebo não para por aí. Quando apresentamos a lista de livros o trabalho de garimpeiro dos lojistas começa a todo vapor. Eles discutem entre si “eu vi esse livro semana passada” ou “estou confundindo com outro autor” e saem a procura pelas prateleiras. Além disso eu curto a vibe dos vendedores dos sebos, acho muito mais engajados que os vendedores de lojas, parece que ao falar o nome dos livros os olhos brilham e comentários fluem a respeito das obras. É empolgante.

Entusiasta demais? Talvez…

E você? Tem algum entusiasmo único?

Leia sobre meu passeio na Biblioteca Pública de Porto Alegre

Autor

  • Suzana Sant'Anna

    Sou youtuber do canal Lendo enquanto há tempo. Gosto de recomendar aquilo que estou lendo. Gosto de organização e outros temas da vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *