Dicas para organizar a cozinha

Praticamente todos os dias a tarefa de organizar a cozinha está lá nos chamando. A louça do café ou do almoço precisa ser limpa, os itens precisam voltar para os lugares depois de secos, a dispensa tem que ficar com tudo visível para não perder a validade dos alimentos. Enquanto a cozinha não está em ordem ela nos toma tempo e tira a vontade de fazer aquela refeição saudável e saborosa que nós e nossa família merece. Minha ideia aqui é aliviar a sua dor com algumas ideias que muito me serviram!

1. Plano de Ação para organizar a cozinha

Antes de mergulhar de cabeça na organização da sua cozinha, é importante criar um plano de ação. Pergunte-se: O que você quer alcançar? Quer uma dieta saudável? Reduzir desperdício? Ter vontade de cozinhar e comprar menos comida fora? Quer tudo isso? Quer uma cozinha bonita e prática? Ter clareza do que você espera vai guiar você até o fim de sua jornada de organização.

2. Desapegue com Alegria

A organização começa com a eliminação do excesso. Vá em frente e pegue tudo o que você não usa mais. Lembre-se do método de Marie Kondo: mantenha apenas o que te faz feliz. Itens que não servem mais podem encontrar um novo lar em uma doação ou serem reciclados. Isso serve também para os alimentos, seja um produto que passou da validade ou está em mal estado que precisa ser jogado fora ou um alimento em boas condições, mas que pode ser doado porque ele está fora dos seus ideais de vida. Exemplo: você tem muitos pacotes de biscoito recheado e isso não está ajudando você na sua dieta? Que tal fazer uma doação para uma instituição que precisa de lanches para as crianças? Desapegue e de cara você verá sua cozinha com muito mais espaço.

3. Organize por categorias

Organizar a cozinha não é diferente de qualquer parte da casa. Eu insisto nisso, organize por categoria. Divida você mesmo. Organizar copos, depois talheres, depois panos de prato, etc. Assim que você passar por cada categoria, sei que vai descartar muitas coisas. Após um belo descarte coloque nos lugares.

4. Tudo visível

Nada pode ficar escondido. Uma das chaves de organização é que você precisa enxergar o que tem. Isso vale também, e principalmente, para a despensa e alimentos no refrigerador. Caso você não enxergue o que tem, muito provavelmente as coisas saíram da validade e serão descartadas. Reserve mais espaço para os alimentos de que para objetos.

5. Adicione Cor e Personalidade

Uma cozinha organizada não precisa ser monótona. Adicione um toque de cor com utensílios de cozinha, panos de prato e até mesmo azulejos decorativos. Coloque ímãs com fotos e mensagens inspiradoras na geladeira para dar um toque pessoal. Faça aquilo que ama, como um cantinho de chá e café, com algumas flores ou uma planta e você vai ver que alegria sua cozinha vai trazer!

6. Fuja do “mantenha à mão”

Essa dica de manter tudo à mão é uma das maiores furadas para a organizar a cozinha. Quando precisamos de uma área de trabalho como um balcão de corte ou uma mesa, a pior coisa que fazemos é deixar “mil itens” a mão. Além do aspecto feio de “tralhas” por toda a parte, na prática você perde espaço para trabalhar e as coisas vão ficando empoeiradas. Se quer algum item visível e à mão, sugiro que pense bem em qual será. Por exemplo um belo cesto de pão, uma tábua de corte ou um suporte para facas. MAS UM DELES, NÃO TODOS!

7. Crie uma Rotina de Limpeza

Uma cozinha organizada não é apenas sobre arrumação, mas também sobre manter tudo limpo e higiênico. Crie uma rotina de limpeza para garantir que sua cozinha esteja sempre pronta para receber você e sua família. Lavar a louça, limpar a pia, usar um álcool para finalizar a limpeza das superfícies e manter o chão limpo já fazem muita diferença.

8. Incentive a Participação da Família

Organizar a cozinha é responsabilidade de todos. Incentive a participação da família, envolvendo todos na organização e limpeza. Isso não só alivia o seu fardo, como também ensina responsabilidade aos mais jovens. Os filhos aprendem muito quando são estimulados desde pequenos à ajudar numa preparação na cozinha, levar seu prato até a pia e, quando tiverem idade, começarem a lavar ou secar a louça.

9. Aproveite ao Máximo o Espaço Vertical

Não se esqueça de olhar para cima! Prateleiras flutuantes e ganchos na parede são ótimas maneiras de aproveitar o espaço vertical da sua cozinha.

10. Celebre a Cozinha Feliz

Depois de organizar a cozinha com alegria, tire um tempo para apreciar o resultado. Prepare uma refeição deliciosa e compartilhe-a com sua família e amigos. Sua cozinha não é apenas um espaço funcional, mas também um local para criar memórias felizes.

Leia esse post sobre organização

Autor

  • Suzana Sant'Anna

    Sou youtuber do canal Lendo enquanto há tempo. Gosto de recomendar aquilo que estou lendo. Gosto de organização e outros temas da vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *