O jejum é uma prática antiga que tem sido adotada por diversas culturas em todo o mundo. Embora muitas vezes seja associado à perda de peso, o jejum oferece uma série de benefícios surpreendentes que vão além da estética. Como sempre, vou explorar os aspectos espirituais de uma recomendação tão antiga.
1. Emagrecimento: Jejum promove queima de gordura
Um dos benefícios mais notáveis do jejum é o emagrecimento. Quando o corpo entra em estado de jejum, ele começa a queimar gordura armazenada para obter energia. Isso pode resultar em uma redução do peso corporal e na perda de gordura, especialmente quando combinado com uma dieta equilibrada.
2. Controle do Catabolismo
O catabolismo, o processo pelo qual o corpo quebra seus estoques de energia , seja da glicose do sangue, seja do glicogênio armazenado pelos músculos, tecido adiposo ou mesmo muscular, pode ser uma preocupação durante o jejum prolongado. No entanto, o jejum intermitente aliado à uma alimentação que contenha todos os nutrientes necessários para o corpo evita danos. Procure um nutricionista caso esteja com dúvidas sobre a adequação de sua dieta.
3. Desenvolvimento Espiritual
Muitas tradições espirituais incorporam o jejum como uma prática para desenvolvimento espiritual. Para os judeus o Yom Kippur, o Dia do Perdão ou para os católicos especialmente na quaresma e Semana Santa, o jejum é prática recomendada e antiga para vencer-se a si mesmo e vivenciar nossa dependência com Deus. Não comer pode ajudar a criar uma conexão mais profunda entre mente e corpo, proporcionando clareza mental e promovendo uma sensação de paz interior.
4. Autocontrole: Domine seus Desejos
Ficar sem comer envolve a prática do autocontrole. Aprender a resistir aos desejos e à tentação de comer fortalece a força de vontade. Isso pode se traduzir em uma maior capacidade de resistir a outros impulsos indesejados na vida.
5. Valorize o Alimento e a Comunhão
Quando nos abstemos da comida, valorizamos mais o alimento e reconhecemos a importância de compartilhar refeições com os outros. O ato de quebrar o jejum muitas vezes envolve uma celebração, promovendo a comunhão e a gratidão.
6. Humildade
Se alguém opta por fazer jejum, seja qual for o motivo, muitas vezes prefere não comentar com os outros para não escandalizar ninguém, uma vez que vivemos numa sociedade de busca contante pelo prazer que infelizmente não sabe valorizar os momentos de abstinência e abnegação. O fato de vivenciar uma abstinência em silêncio desenvolve em nós uma pequena humildade, o ato de sofrer (em doses controladas) e não compartilhar e de não se enaltecer por conseguir realizar um feito difícil.
7. Melhora da Saúde Metabólica: Insulina e Resistência à Insulina
O jejum intermitente pode melhorar a saúde metabólica, reduzindo a resistência à insulina. Isso pode levar a níveis mais estáveis de açúcar no sangue e a uma menor chance de desenvolver diabetes tipo 2.
8. Redução da Inflamação: Benefícios para a Saúde
A inflamação crônica é associada a uma série de doenças. O jejum intermitente pode reduzir a inflamação no corpo, proporcionando benefícios para a saúde a longo prazo.
9. Longevidade: Potencialmente Aumentando a Expectativa de Vida
Embora a pesquisa sobre longevidade ainda esteja em andamento, alguns estudos em animais sugerem que o jejum intermitente pode aumentar a expectativa de vida.
10. Melhora na Função Cerebral: Foco e Concentração
O jejum intermitente pode melhorar a função cerebral, promovendo foco e concentração. Muitas pessoas relatam um aumento na clareza mental durante o jejum.
11. Fácil de Incorporar: Flexibilidade na Rotina
Uma das vantagens de abster-se de alimentos é sua flexibilidade. Você pode escolher o método de jejum que melhor se adapte à sua rotina, tornando-o relativamente fácil de incorporar à vida cotidiana.
E você? Já experimentou fazer jejum alguma vez?