Geração Frustração

A “Geração Frustração” é uma expressão que sinto expressar o desencanto, ansiedade e insatisfação que muitos jovens experimentam. A pouco tempo li mais de um artigo que falavam sobre aumento repentino de depressão e suicídio nos jovens. Isso não é exagero nenhum, percebo em muito jovens que conheço. Aqui vou dar minha opinião sincera, justamente por me compadecer dos pais que sofrem por seus filhos.

A falta de sentido

Para mim o motivo mais claro de tanto sofrimento, nos jovens e nos demais, é a falta de sentido na vida. É isso. Se não há propósito, se não há um porquê, qualquer coisa entra no lugar, e geralmente é a satisfação pessoal. Ficar sentado no sofá por horas olhando porcarias na internet. Olhando a vida dos outros, que parece perfeita na rede social, mas não é. Dormir até tarde, não contribuir com nada, não participar de nada, não estudar e não trabalhar.

Isso reflete um erro cometido pelos pais na terna infância. A “geração frustração” não foi estimulada a trabalhar, a sofrer frustrações, teve tudo de mão beijada e não se vê como parte integrante de um time, uma família, vendo apenas a própria satisfação. Quem acaba sofrendo são eles por justamente serem poupados de sofrimento.

A busca de uma felicidade irreal

Aí a “geração frustração” está sempre frustrada por não querer se frustrar. Afinal, qual faculdade será barbada de cursar? Qual será o trabalho perfeito, que serei plenamente feliz? Com que casarei e viverei um conto de fadas? Como ter o corpo perfeito? Todas essas buscas por felicidade, ironicamente, afastam mais a juventude da felicidade.

Porque não se perguntar: Como posso fazer os outros felizes com o meu trabalho? Será que conseguirei fazer meu parceiro feliz? Será que posso ajudar mais minha família?

São Francisco de Assis dizia “é dando que se recebe”. Pois é justamente nessa doação para com o próximo que encontramos sentido e felicidade.

A Pressão da Perfeição

Uma das causas fundamentais da insatisfação entre os jovens é a pressão para serem perfeitos. Nas redes sociais, vemos vidas aparentemente incríveis de outras pessoas, o que nos faz sentir que precisamos corresponder a essas expectativas impossíveis. Essa busca pela perfeição pode levar a altos níveis de estresse e ansiedade.

A Depressão na Juventude

A depressão é uma preocupação crescente entre os jovens. Pressões acadêmicas, expectativas irrealistas e a sensação de falta de controle sobre o futuro podem contribuir para a depressão. É importante reconhecer que a depressão é uma condição séria que requer atenção e tratamento adequados.

A Importância da Comunicação

Mais uma ironia da vida moderna é que alguns jovens tem milhões de seguidores nas redes sociais. Porém isso não os deixa mais cheio de amigos, pelo contrário, estão cada vez mais solitários e sem ninguém para conversar.

Os pais devem sempre estar atentos para ouvir os filhos. Deixem eles desabafarem, mas não precisam por isso ser coniventes com suas ideias, eles precisam ser guiados.

Muitos lugares possuem bons grupos de jovens, como as igrejas, escoteiros, grupos que se reúnem para praticar esportes e até mesmo grupos de trabalho voluntário. O engajamento é fundamental para os jovens e a convivência com boas companhias.

Não descarte um terapeuta, um bom profissional para escutar seu jovem pode ser de bom proveito.

Encontrando Sentido e Propósito

Uma das maneiras de combater a insatisfação é buscar um senso de propósito e significado na vida. Isso pode envolver descobrir seus interesses, estabelecer metas realistas e contribuir para a comunidade de alguma forma. Ter um objetivo claro pode proporcionar um senso renovado de satisfação e realização.

Viktor Frankl escreveu “Em Busca de Sentido”. Neste pequeno livro ele vai nos falar sobre sua experiência nos campos de concentração de Auschwitz e como aqueles indivíduos que tinham um propósito claro em suas vida conseguiam sobreviver à hostilidade do ambiente desumano em que se encontravam. Se não puder mudar a circunstância da vida em que você se encontra, mude sua forma de ver as coisas por meio de um sentido sólido na via.

Desconstruindo a Pressão Social

É importante lembrar que as redes sociais nem sempre refletem a realidade. Todos enfrentam desafios e fracassos, mesmo que esses aspectos não sejam compartilhados online. A geração frustração sente-se derrotada ao olhar para o Insta da amiga e perceber o corpo que ela tem e ver que o seu próprio é muito diferente. Ver o sucesso do outro sem saber das dificuldades ou da sujeira e bagunça por trás da foto limpa pode ser frustrante mesmo. E não é real.

Se afastar dessas telas é uma boa ideia. Ao invés de gastar tempo olhando essas mentiras vá dar um passeio na casa de pessoas que moram perto de você e contribua.

Perto da minha casa tem pessoas que sofreram muito por causa das chuvas aqui no estado. Muitos ficaram sem roupas. Nada como se dar conta de como a vida realmente é e tentar contribuir para melhorar. Nada é tão gratificante quanto sentir que podemos fazer a diferença na vida de alguém.

A Importância da Autocuidado

A autocuidado é fundamental para enfrentar a depressão e a insatisfação. Isso inclui priorizar a saúde mental, praticar atividades que você ama, estabelecer limites saudáveis e buscar apoio quando necessário.

A Busca por Ajuda Profissional

Quando a depressão se torna avassaladora, buscar ajuda profissional é uma escolha corajosa e importante. Terapia e orientação de um psicólogo ou psiquiatra podem fornecer as ferramentas necessárias para lidar com a depressão e outros desafios emocionais.

Uma música

Isso me fez lembrar aquela canção do Legião:

Vem cá, meu bem, que é bom lhe ver
O mundo anda tão complicado
Que hoje eu quero fazer tudo por você

O mundo anda muito complicado. Mas eu e você ainda estamos aqui e podemos fazer a diferença para alguém, seja para seu filho, sobrinho ou para você mesmo. Estenda a mão, reze e vamos em frente!

Leia mais um post

Autor

  • Suzana Sant'Anna

    Sou youtuber do canal Lendo enquanto há tempo. Gosto de recomendar aquilo que estou lendo. Gosto de organização e outros temas da vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *