Fui na Feira do Livro de Porto Alegre no dia 6 de novembro. Ela começou no dia 27 de outubro e vai até 15 de novembro. Para quem mora na região é uma oportunidade de dar um belo passeio cultural e levar as crianças e jovens, assim podem desenvolver seu interesse pela literatura. Vou contar como foi minha experiência nessa Feira de 2023.
Interesse começou na infância
Quando eu e meu irmãos éramos crianças minha tia nos levou na Feira do Livro, lá nos anos 90, e nos permitiu escolher os livros que quiséssemos. Na época ela me sugeriu o clássico francês “O menino do dedo verde” (veja o vídeo no canal). Achei o nome esquisito e não me interessei. Hoje tenho resenha do livro no canal, um livro maravilhoso, um clássico para adultos e crianças. Mas o interesse nasceu na Feira do Livro.
Como é a Feira do Livro
Acontece na Praça da Alfândega, onde bancas de livros de diversas livrarias estão dispostas com seus livros novos e usados. Muitos sebos fazem vendas nessa época. Do lado de cada banca é comum achar as caixas de promoções, que são minhas preferidas. Também é um bom momento de encontrar aqueles exemplares faltantes nas coleções e edições clássicas vendidas pelos sebos. Acontece num período quente do ano, novembro, por isso é bom se hidratar e ter paciência em momentos de calor e muitas pessoas circulando. É comum ter visitas de escolas. Também é uma oportunidade de conseguir autógrafos com escritores que podem estar na Feira do Livro numa sessão.
O que eu comprei
Para pessoas como eu que amam livros é realmente tentador comprar diversos exemplares. Mas livros novos podem sair caros. A Feira do Livro é uma ótima oportunidade de encontrar promoções e usados, no entanto acontece na mesma época da Black Friday, e particularmente sempre deixo reservado para a Black Friday da Amazon um dinheirinho. Ano passado comprei um usado que eu já queria que é o Contos Gauchescos do Simões Lopes Neto, escritor nosso. Esse ano comprei um novo que é “Da Informática ao Céu” que conta a biografia de Carlo Acutis, beato que pode se tornar nosso primeiro Santo Youtuber.
Diversão na Feira do Livro
Nas Feiras é comum acontecerem apresentações, como de músicos e palestrantes. Para as crianças pode ser divertido dar uma passeio também e ver os “esquilos” do Zaffari e ganhar balões. Muitas bancas são destinadas à livros infanto-juvenis. Durante o passeio também é legar ir à um bar dos arredores para tomar um café ou comer um lanche. No Mercado Público, que é próximo, tomei um sorvete com salada de frutas famoso da Banca 40. Num dia quente vale ouro!
Passeio histórico
Outras atrações do centro histórico são a Casa de Cultura Mário Quintana, a Biblioteca Pública, o Santander Cultural (que sempre tem atrações e o prédio lindíssimo!) dentre outros locais históricos do Centro.
Ainda no Centro de Porto Alegre na praça da Matriz temos a Catedral Metropolitana de Porto Alegre Madre de Deus, legal para colocar as orações em dia, além da paróquia Nossa Senhora das Dores, conhecida por ser muito linda, antiga e ter uma grande escadaria na frente.
Se você gostou desse post talvez também goste desse sobre meu passeio na Biblioteca Pública.