Mensagens que os Desenhos Antigos Passavam

Os desenhos antigos animados clássicos são uma parte querida da infância de muitas gerações. Além de proporcionar entretenimento, essas animações frequentemente transmitiam mensagens importantes e valores que permanecem relevantes até hoje. Não posso dizer o mesmo das mensagens de desenhos feitos atualmente, que são óbvias e atendem a agenda do politicamente correto. A seguir listo algumas das várias mensagens que poderiam ser tiradas dos desenhos antigos.

Vale a Pena Lutar por Quem se Ama

Uma das mensagens recorrentes nos desenhos antigos é a importância de lutar por quem se ama. Personagens icônicos como Popeye, que sempre enfrentava desafios para proteger sua amada Olívia Palito, nos ensinaram que o amor é uma força poderosa que nos impulsiona a superar obstáculos.

No clássico A Bela Adormecida, da Disney, bem como no exemplo acima, o cavaleiro luta pelo bem estar da sua amada. Quando as pessoas começam com essa conversa de patriarcado e machismo eu morro de tédio, visto que esse é um argumento batido e sem reflexão, quando podemos explorar a questão de se sacrificar pelo outro por amor e sem saber se será recompensado ao final. Ou numa época que não é importante fazer nada pela mulher, já que ela se virava sozinha, o desenho antigo nos ensina a dar nada menos do que a própria vida pela amada.

Nessa mesma história o príncipe Felipe deve carregar consigo, por instrução das fadas madrinhas, a “espada da justiça” e o “escudo da virtude”. Indicadores esses de que mais do que uma luta física, o príncipe travava uma luta espiritual.

Existem Pessoas Más Perto de Você

Outra mensagem importante dos desenhos antigos é a conscientização de que existem pessoas más no mundo.

Outro desenho antigo da Disney é A Branca de Neve. Pense bem, a malvada Rainha, por inveja da beleza da enteada, manda mata-la e arrancar-lhe o coração. Não conseguindo ainda a tenta envenenar. Pura maldade, uma lição valiosa para as crianças. Certas pessoas não se pode confiar. As vezes as que estão perto de nós.

O Valor da Amizade

Os desenhos antigos frequentemente destacavam o valor da amizade.

O que seria da Cinderela sem seus amigos ratinhos lhe confeccionando um vestido ou sua fada madrinha? Sim, graças à Deus os amigos existem, pelo menos nos desenhos, uma vez que os contos tal qual foram escritos não tinham personagens tão simpáticos quanto os da Disney.

Existe o Belo e o Feio

Por mais que desenhos como O Corcunda de Notre Dame, inspirado no clássico de Victor Hugo, e A Bela e A Fera enfatizem muito a beleza interior, ainda sim, esses desenhos antigos deixam claro que existe beleza e existe feiura. A mocinha era bonita. O monstro era feio. A pessoa aleijada e que vivia escondida, vivia dessa forma porque sabia de sua aparência e sua condição. Uma verdade que só quem leva na pele essas condições sabe quão reais elas são, ainda que o politicamente correto não admita. Mais do que isso, ensina a resiliência de viver com essas dificuldades e quão importante é a sensibilidade de quem desenvolve sua vida interior mais do que sua vaidade.  

Não Seja Bobo

Por último, mas não menos importante, muitos desenhos antigos transmitiam a mensagem de que não devemos ser bobos.

Quando a Pequena Sereia solicita a ajuda da Bruxa do Mar ou quando A Branca de Neve aceita a maça envenenada, ou ainda em O Rei Leão, inspirado na obra de Shakespeare, quando Simba pequeno cai na conversa do tio, em todos esses momentos a mensagem é a mesma: não seja bobo. Não seja ingênuo. Mais uma vez despertando as crianças para a existência de pessoas sedutoras do mundo que apresentam caminhos fáceis para conquistar a felicidade. Não caia em golpes, não acredite no seu tio malandro, não acredite em tudo que ouve na tv e muito menos dos políticos.

Ainda aprenderemos com os desenhos antigos…

Veja esse post sobre clássicos infantis

Autor

  • Suzana Sant'Anna

    Sou youtuber do canal Lendo enquanto há tempo. Gosto de recomendar aquilo que estou lendo. Gosto de organização e outros temas da vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *