As confraternizações de fim de ano chegam junto com novembro, um dos meus meses preferidos, até porque é o mês do meu aniversário. Nossa agenda começa a ficar lotada especialmente de happy hours. Você já deve estar incluído num amigo secreto e algumas confraternizações de encerramento. Veja comigo como se preparar para esses momentos sem estresse.
Confraternizações de encerramento
No trabalho, na igreja, no grupo de amigos, na escola das crianças, em todos os lugares são feitas reuniões de balanço, medindo como foi o ano, os pontos altos e baixos. Nos círculos sociais as pessoas querem se abraçar e comemorar a amizade, se ver antes das festas e viagens de verão. Tudo isso é ótimo, mas as vezes nos cansa de tantas correrias. Parece que o final do ano acumula todas as tarefas pendentes do ano e ninguém aguenta tanta reunião! Além do mais, o bolso começa a pesar pois muitos são os presentes e festinhas para gastar uma grana.
Prepare os presentes à tempo
No dia 6 de novembro começou o Esquenta Black Friday da Amazon, sendo que a Black Friday mesmo será no dia 24 de novembro. Vale a pena conferir sua lista de compras para ver se tem boas promoções. Além do mais você pode conferir a aba Ideias de Presente e se inspirar para aquele amigo secreto e até, porque não, adiantar as compras de Natal da família. Vale a pena conferir, nessa época do ano muito produtos realmente caem de preço. É só acompanhar o valor dos produtos ao longo do ano e verá que essa é a melhor oportunidade de economizar.
Faça comemorações mais afetivas e mais baratas
Se você se reunir na casa de algum amigo, num sítio ou parque, por exemplo, é mais em conta do que alugar um salão de festas e com certeza trás mais intimidade para os participantes. Outra forma divertida e mais econômica de celebrar festas é cada um levar sua comida e bebida para compartilhar. Além de não ficar pesado para ninguém, não só em termos financeiros, mas de mão de obra, é um bom momento de provar lanches diferentes e perceber os dotes culinários dos amigos, pegar receitas e tudo mais.
Coisas que ninguém pensa
Já participei de confraternizações de fim de ano em que os presentes não envolviam valor monetário. Surpreendentemente foram experiências inesquecíveis. Uma vez, no grupo de oração da minha paróquia trocamos cartões de Natal. Foi uma experiência tocante, as pessoas ficaram visivelmente emocionadas com as mensagens trocadas cheias de oração e carinho. Nunca esqueci que uma senhora veio com os olhos marejados agradecer o cartão que tinha recebido de mim. Eu também me emocionei. Outra vez que isso aconteceu foi em um amigo secreto na família. A troca era de desenhos. Cada obra de arte que saiu foi empolgante! Eu desenhei para meu irmão as capas de álbuns de rock famosos, já que ele era grande entusiasta de música.
Inimigo secreto – jogue com cuidado
Essa brincadeira é divertida, mas é precioso muito cuidado com o tipo de grupo em que se vai realizar, todos devem ter um espírito de humor e leveza, caso contrário, não dá certo. Nessa brincadeira fazemos tudo igual ao amigo secreto (amigo oculto em certas regiões). As pessoas sorteiam no papelzinho ou até num sorteio eletrônico o seu “inimigo” no caso. O presente será uma “zoação”, algo que você sabe que seu companheiro não gosta. A brincadeira não pode ser levada ao extremo, com fins de deixar alguém desconfortável, mas deve primar pela brincadeira inocente. Meu irmão me deu uma caneca da Hanna Montana, bem cafona, mas achei engraçado e a caneca me serviu bem no fim das contas. É preciso avaliar, mas pode ser muito engraçado.
Diga não
E claro, nosso tempo é precioso, em alguns momentos é preciso decidir, se alguma confraternização ou reunião não cabe na nossa agenda, ou até cabe, mas nos tiraria a paz por algum motivo, é preciso ter a coragem de dizer um educado não. Saber recusar certos compromissos é saudável e equilibrado. É preciso ter tempo para tudo na vida, o tempo de se divertir, o tempo de trabalhar, o tempo de estar com a família e assim por diante.
Espero ter ajudado você a se preparar para a maratona de confraternizações que vem por aí.