Organizar o guarda-roupa para mim é quase terapêutico, pois amo colocar as roupas bem dobradinhas na gaveta. Gosto de ver as peças flutuarem nos cabides e de ver os sapatos nas caixas organizadoras. Eu tenho um guarda-roupa organizado e tudo que tem ali dentro me traz alegria. No entanto, essa pode não ser a realidade de quem lê esse artigo. Se quando você abre seu roupeiro as roupas caem, estão empilhas e despencam e você nunca encontra a peça de que precisa na hora de se arrumar para sair: vem comigo!
Primeiro passo para organizar o guarda-roupa: reserve tempo
Sim, pode parecer bobagem. Mas você tem de se entregar para essa atividade como quem está disposto à correr uma maratona. Deixe tempo e energia reservados, por exemplo, uma manhã de sábado e se precisar a tarde e noite também, dependendo da sua necessidade. Peça para seus familiares lhe darem esse tempo, avise com antecedência que você tem um trabalho à fazer. Isso garante que você não tenha interrupções e não desista no meio! Comece e termine, faça esse trato consigo mesmo e não fuja da tarefa. Garanto: você se sentirá realizado depois de ter terminado.
Tire TUDO de dentro
Parece radical e até desnecessário remover tudo do lugar, já que tudo voltará para lá. No entanto eu lhe digo: esse é um passo importante e obrigatório. Você se habitua com as coisas no lugar em que elas estão, uma acomodação sensorial acontece com seus olhos quando você vê todo dia a mesma coisa dentro do guarda-roupa. Na hora que você colocar tudo, digamos, em cima da sua cama o primeiro grande choque será perceber a quantidade de coisas que você tem. Será que precisa de tudo isso mesmo?
Mantenha SÓ o que te faz FELIZ
O passo anterior nos leva à esse. Agora você deverá pegar peça por peça de roupa, olhar a peça nos “olhos” e se perguntar: esse item me traz alegria? Eu aprendi isso com a Marie Kondo , que é guru em organização e mostra para nós que nosso maior critério para manter itens na nossa casa sempre deve ser a felicidade. Você perceberá que certas roupas estão velhas, desgastadas, não te servem mais ou ficaram largas de mais. Pode ser que seu estilo de vida tenha mudado e essa roupa já não combine com quem você é, ou com quem quer ser. Você fazia dança de salão à 5 anos atrás? Não pretende voltar? Porque guardar? Você trabalhava no escritório e agora faz home office, será que todas essas calças de alfaiataria ainda fazem sentido? Enfim, mas a principal pergunta é: ter esse item comigo me deixa feliz? Se a resposta for não coloque ele logo numa caixa ou numa sacola para doação ou para vender no brechó e não olhe para trás!
Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que pode retirar do seu guarda-roupa e nunca mais dar falta.
Comece a guardar
Somente agora você deve começar a guardar as roupas novamente. Agora você tirou muitas coisas de dentro e abriu espaço. Se tentar guardar enquanto seleciona isso vai dar um nó na sua cabeça e você ficará angustiada, vai por mim.
Para guarda a regra é: pendure casacos, jaquetas e roupas esvoaçantes que não ficam legais dobradas.
Dobre na vertical
Isso mereceria um post a parte. Mas por enquanto fique com esse vídeo de dobras na vertical e coloque as peças assim na sua gaveta e mesmo no nicho. Alguns clientes me argumentavam: “meu nicho é alto, não vale mais a pena fazer uma pilha de roupas para aproveitar a altura?”
Esqueça as pilhas de roupa!
Pilhas não são organizacionais. Você vai puxar aquela blusa que está lá embaixo da pilha e o que acontece? Tudo desmorona. Com o tempo a pilha fica bagunçada e ainda tudo fica marcado pelo peso de uma roupa sobre a outra.
Mesmo que nosso guarda-roupa não tenha sido “desenhado” para esse tipo de dobra, não se preocupe, nenhum cliente meu teve problema com espaço na hora de deixar tudo na vertical.
Sapatos
Eu gosto de colocar os sapatos na vertical também dentro de uma caixa organizadora. Assim eles ficam visíveis quando passamos os olhos e eles tomam muito menos lugar no armário. Faça o teste.
Roupa íntima
São peças de designe bonito. Porque não deixá-los abertos um sobre o outro em uma caixa organizadora que nem mostruário de loja? Você vai se sentir especial com isso! Coloque um perfuminho na sua roupa íntima que vai dar um “up” até na sua autoestima.
Sinta a alegria
Depois de ter seu guarda-roupa desobstruído você sentirá nova alegria. Suas roupas não vão mofar por causa da umidade com tanta facilidade, uma vez que ter circulação de ar ali dentro. Você encontrará tudo que procura e se surpreenderá de ter roupas suficientes. Sua autoestima vai melhorar, porque você só tem roupas que ama e que combinam com seu estilo de vida.
Gostou dessa publicação? Dê uma olhada aqui