Livros Clássicos infantis: dica para o Dia das Crianças

O dia das crianças está chegando e eu não poderia deixar de sugerir os melhores clássicos infantis para dar de presente para os pequenos. Para incentivar as crianças a ler é preciso ser leitor também. Por isso escolhi livros que servem para crianças, para jovens e para adultos. Como dizia Lewis, boas histórias infantis são aquelas que tem um conteúdo bom para agradar também aos adultos. Os clássico infantis tem mensagens profundas para nossas vidas. Veja minhas sugestões.

Para bebês

Apesar dos pequeninos até uns 4 anos não saberem ler, é muito interessante que os adultos contem histórias para eles. Se tiverem desenhos, podem ajudar na compreensão. Porém as letras já estão ali mostrando uma função que em breve as crianças vão gostar de decodificar.

Esses livrinhos da editora “Ciranda Cultural” deram muito certo para meu filho de três anos. São vários clássicos infantis resumidos e simplificados cheios de desenhos.

Bíblia infantil

Para aqueles que desejam que seu filho conheça um livro religioso nada como mostrar Bíblias nas versões coloridas para crianças. Vou deixar alguns exemplares.

“O Menino do Dedo Verde” – Maurice Druon

“O Menino do Dedo Verde” de Maurice Druon é uma história sobre um garoto chamado Tistu, que tem um dedo verde capaz de fazer plantas crescerem onde quer que toque. Esta fábula encantadora ensina valores como empatia, amizade e como a beleza pode encher de significado nossas vidas.

“O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint-Exupéry

“O Pequeno Príncipe” é uma obra-prima atemporal de Antoine de Saint-Exupéry. A história narra as aventuras do Pequeno Príncipe enquanto ele viaja de planeta em planeta, encontrando personagens peculiares e aprendendo lições valiosas sobre a vida, o amor e a amizade. Este livro cativante continua a inspirar leitores de todas as idades. Seu final pode ser um tanto melancólico, cabe aos adultos suavizarem sua significação para os pequenos.

“Matilda” – Roald Dahl

“Matilda” de Roald Dahl é uma história sobre uma garota excepcionalmente inteligente e dotada de poderes telecinéticos. Ela usa sua inteligência para superar desafios, incluindo seus pais negligentes e a tirana diretora da escola. É uma celebração da coragem, da leitura e da busca pelo conhecimento. O livro mostra com seu humor a importância da literatura, da nobreza e das crianças.

O autor tem diversos livros clássicos infantis que valem a pena ser conferidos e adquiridos, uma vez que certas editoras internacionais estão mudando seu conteúdo.

“O Mágico de Oz” – L. Frank Baum

O clássico infantil “O Mágico de Oz” de L. Frank Baum é uma aventura mágica que leva os leitores para a terra mágica de Oz. Acompanhando Dorothy e seus amigos – o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde – os leitores descobrem a importância da amizade, da coragem e da jornada pessoal. Outras reflexões podem ser extraídas desse livro, como o auto conhecimento e a manipulação das massas.

“O Jardim Secreto” – Frances Hodgson Burnett

“O Jardim Secreto” de Frances Hodgson Burnett é um dos seus clássicos infantis mais comoventes sobre uma menina chamada Mary que descobre um jardim escondido em uma mansão sombria. À medida que o jardim floresce, Mary também encontra cura e felicidade. Mas não se engane, a personagem principal não é um anjo de criança. Ela pode ser muito temperamental e mimada.

“Harry Potter” – J.K. Rowling

“Harry Potter” de J.K. Rowling é uma série mágica que levou os leitores a uma jornada épica através do mundo dos bruxos. A história de Harry, Hermione e Ron cativou o público com aventuras emocionantes, lições sobre amizade, coragem e a importância de lutar pelo que é certo. Uma geração inteira cresceu com a série, e ela continua a encantar novos leitores.

Esse é um presente legal para crianças maiores ou pré-adolescentes.

“As Crônicas de Nárnia” – C.S. Lewis

“As Crônicas de Nárnia” de C.S. Lewis são um conjunto de sete livros infantis clássicos que transportam os leitores para um mundo de magia, aventura e moralidade. Cada livro apresenta personagens cativantes e cenários fascinantes, enquanto explora temas como lealdade, fé e a luta entre o bem e o mal.

Um presente diferente

Um livro, além de ser um presente muito divertido e original, é muito educativo. Para criar um jovem e no futuro, um adulto, que gosta de ler, é preciso incentivar desde cedo.

Espero que tenham gostado das sugestões.

Confira esse post também sobre dia das crianças

Autor

  • Suzana Sant'Anna

    Sou youtuber do canal Lendo enquanto há tempo. Gosto de recomendar aquilo que estou lendo. Gosto de organização e outros temas da vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *