Ainda tenho muito o que explorar da literatura brasileira, mas os autores brasileiros que mais recomendo estão aí nessa lista.
1. Érico Veríssimo
Érico Veríssimo tem que ser o primeiro da minha lista de autores brasileiros, pois além de ser brasileiro é gaúcho (como eu) e escreveu o livro que mais amei na vida: O Continente, primeiro volume da trilogia “Tempo e o Vento”, uma série de romances históricos, é uma de suas contribuições mais marcantes para a literatura brasileira. Essa saga transporta os leitores para o Rio Grande do Sul e oferece uma visão profunda da história e das transformações sociais da região, além de toda a exploração do ser humano. Posso dizer que, como gaúcha, pude compreender mais sobre a minha própria história de vida lendo esse autor, uma vez que vi em seus personagens linguagens e ideias que vi em pessoas ao meu redor, na minha família. Por isso a literatura realmente ajuda à conhecermos a nós mesmos.
2. Lygia Fagundes Telles
Dentre os autores brasileiro mais reconhecidos temos o nome de uma grande escritora, que é Lygia Fagundes Telles. Grande dama da literatura brasileira, sua prosa é reconhecida por sua delicadeza e profundidade psicológica. O conto é o seu domínio, e ela se destaca em retratar nuances da vida cotidiana e das complexidades humanas, além de uma linguagem fantástica e misteriosa que não dá respostas certas para o leitor. O livro “Antes do Baile Verde” é um exemplo brilhante de sua capacidade de explorar o interior das personagens, foi meu primeiro contato com Lygia, depois li “Os Contos” lançado pela companhia das letras.
3. Hilda Hilst
Hilda Hilst é uma autora que desafia convenções literárias e sociais. Dentre os autores brasileiros que conheço, Hilda é a mais diferentona. Sua escrita é provocadora e muitas vezes experimental. O que li de Hilda foram suas poesias, lá encontrei elementos de amor, busca por Deus, morte, tempo e também o início de uma das fases mais polêmicas de Hilda, o escárnio através de uma linguagem obscena e zombeteira. Recomendo “Da Poesia”, também uma coletânea da Companhia das Letras.
4. Simões Lopes Neto
Não poderia faltar mais um escritor da minha terra. Simões Lopes Neto é um autor que nos transporta para o folclore e a cultura gaúcha. Suas histórias, muitas vezes baseadas em lendas e tradições do sul do Brasil, são repletas de elementos regionais. “Contos Gauchescos” é uma coleção que mergulha nas tradições e no imaginário do povo gaúcho, revelando o talento literário de Simões Lopes Neto em preservar e compartilhar a riqueza cultural de sua região.
5. Machado de Assis
Não podemos falar em autores brasileiros sem mencionar Machado de Assis, um dos maiores escritores de todos os tempos. Sua obra é um marco na literatura mundial, e seus romances, como “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas,” são exemplos brilhantes de sua maestria na exploração da psicologia humana e da sátira social. Em Dom Casmurro, assim como em Lolita de Nabokov, precisamos ser leitores atentos para perceber o texto e o subtexto, as entrelinhas do que o autor revela silenciosamente. Como o próprio Bentinho disse:
“Ela encobrindo com a palavra o que eu publicava pelo silêncio.”
Tenho duas recomendações de artigo para você: