Como Vencer a Ansiedade

A ansiedade é um desafio a ser vencido. Sei disso porque eu tenho muita. Eu sou alguém com aparência muito calma, algumas pessoas imaginam que eu estou sempre “zen”. Mas eu sei que não, eu internalizo muito as coisas, por dentro estou com uma lista enorme de tarefas a ser vencida e querendo resolver os próximos 20 anos. Contudo não se preocupe, pois existem maneiras eficazes de enfrentar a ansiedade e retomar o controle da sua vida e da minha. Vamos conversar sobre isso.

Compreendendo a Ansiedade

Você está aqui e agora. Mas sua cabeça está no final de semana ou na mudança do ano que vem. Isso não é de todo ruim, se você pensar. Isso significa que somos pessoas dispostas a organizar as coisas com antecedência. O problema é que na maioria das vezes não conseguimos arrumar o que é para um futuro distante, e acabamos por sofrer com isso. Lembre do dizer de Jesus Cristo: “A cada dia bastam as suas preocupações” (Mt 6,34)

Dicas para Vencer a Ansiedade

1. Olha os lírios do campo – a confiança em Deus

“Olhai para os lírios do campo, pois eles não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?”

Confiar em Deus é necessário nesse mundo em que só o dinheiro é nossa fonte total de confiança. Deus olha por nós se cuidarmos do que é dEle.

2. Espaireça

Dar uma caminhada, ler um bom livro, ver uma série. Essas coisas não podem ser fugas, mas apenas momentos em que você se dá o direito de relaxar e tirar um pouco os problemas da cabeça. Vivencie o momento presente com sua família, afinal, só temos o presente, o futuro à Deus pertence.

3. Mantenha um Diário ou um planner

Em diversos momentos da minha vida estive angustiada com várias situações e o papel e caneta foram meus amigos. Despeje em algum lugar toda a sua ansiedade. Se for necessário crie listas de prós e contras. Faça listas de tarefas. Escreva uma carta para si mesmo ou para Deus. Assim você alivia a tempestade de pensamentos e enxerga o que te aflige na folha branca. Você pode se surpreender com o alívio que pode sentir.

4. Ore

“Orai sem cessar” é o conselho de São Paulo. O mundo tem diversas vozes, mas a voz de Deus se faz ouvir por aqueles que prestam atenção. Aproveite esse momento de oração para pedir a Deus às graças necessárias para viver bem e peça ajuda com a ansiedade, entregando nas mãos dele a vida, bem como naquela barca na tempestade em que Jesus dormia, mas queria que os que estavam acordados tivessem fé.

5. Estabeleça Metas Realistas

Você talvez não possa cuidar do que vem daqui a três meses, portanto faça projetos para um prazo mais curto. O que eu posso resolver hoje? Faça uma lista, use um quadro com post it e deixe visível para si mesmo o que deve ser feito logo, e assim você deixa de lado as preocupações desnecessárias e desgastantes, já que elas terão seu momento.

6. Cuide da Alimentação

Mesmo em momentos de tensão, seu corpo precisa de cuidados! Coma comida de verdade, alimentos saudáveis, vegetais, frutas e deixe as “junk food” de lado. Por mais que alguns alimentos ultraprocessados de pacote sejam alternativas mais rápidas, hoje é possível comprar, por exemplo, marmitas de comida congeladas prontas para você consumir ao longo da semana. Pense bem no que está colocando no seu corpo.

7. Durma Bem

A falta de sono pode agravar a ansiedade. A insônia é típica de quem anda ansioso. Mas diversos são os problemas que uma noite mal dormida pode trazer somando aquilo que já não vinha bem numa mente estressada. Então desligue o celular antes de dormir, apague as luzes, entregue os problemas para Deus e, se necessário, peça um remédio, de preferência natural, como passiflora para algum nutricionista ou médico. Pode ajudar a ter uma noite de sono melhor.

8. Busque Apoio

Não hesite em procurar ajuda profissional se a ansiedade estiver afetando significativamente sua qualidade de vida. Terapia e medicamentos podem ser recursos valiosos. Não esqueça de outros profissionais como massoterapeuta que podem ajudar nas dores musculares do dia a dia. Um amigo, um diretor espiritual, um familiar ou até um número do CVV podem ser ajudas sem custo para quem precisa.

9. Pratique a Gratidão

Você lembra de cor e salteado todos os seus problemas e situações que te levam a ansiedade, não é mesmo? Que tal lembrar de tudo que você tem? Nós deixamos de ver a riqueza que temos na família, nos amigos, nos bens, na natureza, nas oportunidades e tantas outras coisas que eu poderia dizer. Faça uma lista de coisas boas e agradeça à Deus. Mantenha esses pensamentos consigo ao longo do dia.

Veja mais um post

Autor

  • Suzana Sant'Anna

    Sou youtuber do canal Lendo enquanto há tempo. Gosto de recomendar aquilo que estou lendo. Gosto de organização e outros temas da vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *