Hoje quero falar para vocês sobre um livro que marcou minha trajetória de vida. É o livro A Mágica da Arrumação – A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida.
Esse livro foi lançado em 2011 com o título “Jinsei Ga Tokimeku No Maho”, que significa “O método de arrumação para viver uma vida elegante”, ou algo assim, é japonês, né povo? No Brasil: “A Mágica da Arrumação”
Foi no ano de 2015 que ouvi falar dele pela primeira vez. Minha mãe leu na revista Veja sobre uma japonesa que havia escrito um livro sobre organização da casa que se tornou um Best Seller. Fiquei com isso na cabeça, mas não fui atrás da informação.
Em setembro de 2016 estou andando no shopping com meu então noivo e minha sogra numa livraria (sim, sempre amei livrarias) e eis que encontro esse livrinho de capa verde e rosa que me chamou atenção. “A Mágica da Arrumação” como título, dou uma folheada e me pareceu consistente. Lembrei, só podia ser o livro que minha mãe havia falado sobre a guru em organização. E de fato era.
Minha experiência com A Mágica da Arrumação
Li o livro em três dias e só após terminado quis dar início ao método de organização conforme ela propõe. No entanto não tinha expectativa que muitas coisas fossem mudar, já que eu sempre fui de desapegar das coisas.
Para minha surpresa tirei do meu guarda roupa muitas sacolas de roupa. E mais surpresa ainda fiquei quando fui para a categoria dos livros. Eu tinha na época uma estante bem menor do que tenho hoje e devia ter uns 40 livros ali. Eu podia vê-los, portanto sabia que não tinha nada para doar. No entanto, Kondo é categórica quando afirma que devemos tirar do lugar todos os itens e encarar um por um.
Fiz isso, retirei todos os livros da estante. Minha surpresa foi que ao encarar livro por livro, devo ter reconhecido e torno de 10 títulos que já não faziam sentido de estarem ali na minha estante. Acontecia que eu já estava em “acomodação sensorial com eles” e já não percebia que não era mais lugar deles comigo.
Fiz eles circularem.
Trabalhando com A Mágica da Arrumação
Feito esse método algo mudou profundamente em mim. Eu quis aplicar com todos os meus conhecidos, o que de fato fiz. Cada casa que eu entrava acabavam saindo sacolas e sacolas de doações. Foram mudanças que vi acontecerem na vida das pessoas além de mim.
Meu marido me incentivou a trabalhar com isso, e nesse mês de setembro, um mês antes do meu casamento na igreja (acreditam?!) eu estava lá trabalhando com isso a ponto de até esquecer do casamento de vez em quando…
A partir daí eu comecei a dar palestras, coisa que não era do meu feitio, pois sempre fui tímida. Vi muitas pessoas surpresas comigo. Comecei a pedir espaços como na livraria FENAC e em eventos que aconteciam aqui em Porto Alegre, a ponto das pessoas me perguntarem como eu consegui estar ali. A resposta era simples para mim: fui atrás e consegui. E novamente, eu que sempre fui criticada desde a escola até a faculdade por não ter iniciativa estava muito proativa.
Atendi várias pessoas e tive a alegria de ouvi-las dizes que eu mudei a vida delas com esse processo de organização.
Fiz um canal no Youtube também.
Algumas coisas aconteceram na minha vida e fui trabalhar em outra área bem remunerada que não envolvia tanta divulgação e acabei deixando um pouco de lado as consultorias na casas da pessoas e os vídeos.
Aconteceu posteriormente de eu engravidar do meu filho e depois vir a pandemia e acabei deixando de lado mesmo. No entanto posso afirmar que a organização passou a fazer parte da minha vida.
Se você leu até aqui pode estar se perguntando, como afinal, um livro pode ter um impacto assim na vida de tantos?
Mas como funciona A Mágica da Arrumação?
O método da Marie Kondo é uma espécie de busca pelo que queremos da nossa vida, como faz aquele profissional coaching. Ao organizarmos os itens que temos devemos nos perguntar “esse item me traz alegria?” se a reposta for sim, devemos guarda-lo. Se for não devemos nos despedir com sentimento de gratidão e passa-lo adiante. Dessa forma fazemos um grande desapego na nossa casa, gerando mais espaço e portanto, facilitando muito a organização.
Esse processo de manter somente o que nos faz feliz, se bem analisarmos, nada mais é do que procurar o que faz sentido em nossas vidas e manter no nosso meio apensa itens que dizem respeito ao nosso projeto de vida. Sem tantos bens de consumo que “entralham” nossa casa e tiram nosso foco e felicidade.
Marie Kondo propõe que isso seja feito por categorias, que são elas: roupas, livros, papelada, itens diversos (komono) e por fim Itens de valor sentimental. Ela insiste que seja feito por categoria e não localidade da cada, exemplo: cômodos, quarto, cozinha, sala, etc. Pois acabaremos encontrando itens repetidos em cada local desses, então melhor avaliar de uma vez.
Outro ponto importante é a maratona, ou seja, doar muito tempo para esse “evento de organização” e fazer o máximo que conseguir, quebrando assim aquela velha máxima dos “personal organizers” de “organize um pouquinho a cada dia”.
Por seu método simples, mas impactante, Marie conquistou o trono da organização, derrubando por terra velhas técnicas de organizadores que são ineficazes, acumuladores, e cheios de pequenas regras impossíveis de cumprir.
A visualização de tudo o que temos é importante para manter organizado e bem aproveitado os espaços e conservar os itens. A técnica de dobra vertical evita as velhas “pilhas” de roupa que vão se desmoronando no guarda roupa e deixam tudo amassado.
Coloquei aí imagens de guarda roupas dos meus clientes com as roupas dobradas na vertical. Não são “rolinhos”, mas dobras tipo “tijolinhos” e ajudam na estabilidade da peça e ocupam menos espaço no guarda roupa.
Existe um segundo livro, que é “Isso me traz alegria”, como muito mais detalhes sobre organização, mas que não fogem da substância do primeiro livro. Falarei dele numa próxima oportunidade, mas deixo aqui os links da Amazon caso queiram adquirir algum dos livros.
Hoje esse método já é bem mais conhecido, tem até série da Marie Kondo na Netflix.
Embaixo deixo o link do meu canal”Lendo enquanto há tempo” sobre esse mesmo tópico.
Links da Amazon:
Link do meu vídeo no Youtube, inscreva-se no meu canal: